quarta-feira, 20 de março de 2013

Histórias da Páscoa

Boa tarde pessoal,

Que tal lermos para as crianças histórias sobre a Páscoa e seus símbolos?

Pensando nisto destaquei:

 
Uma História de Páscoa
Ana Maria Machado
 
O livro possui dois personagens principais: Joãozinho, o menino que procura os ovos de Páscoa, e Dudu, coelhinho que procura cenouras. A autora, Ana Maria Machado, ao falar sobre o livro destacou:
 "Resolvi construir um livro que fosse espelhado. Isto é, bem simétrico, como quem se olha num espelho, alternando os pontos de vistas dos dois protagonistas - o menino e o coelho. Ao fazê-los ficar bem parecidos, comportando-se de forma semelhante, a história passou a igualar realidade e fantasia. Com isso, a fantasia passou a lançar dúvidas sobre a a realidade.

Acho que essa era a grande dificuldade que eu tinha de enfrentar numa história com esse tema: como conseguir, ao mesmo tempo, não destruir nem reforçar a idéia de que um coelhinho de Páscoa traz ovos de chocolate? O jeito foi brincar e deixar um mistério suspenso - com a promessa de que, quando a criança crescer mais um pouco, as coisas se resolvem. E uma piscadela de olho para as que já cresceram." (http://www.anamariamachado.com/imprime-post/uma-historia-de-pascoa)
 
O livro ainda lança a ideia de uma dinâmica entre pais e filhos que pode transformar a Páscoa em uma data ainda mais marcante. Recomendo a leitura a todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário